segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Acústico - Intimista - Requintado

Maria Rita no Casino Estoril.
Acompanhada pelo violão e instrumentos de percussão passeou por temas do "Segundo", sambou numa ou duas canções do último álbum, cantou à capela e, apesar do ambiente comedido, conseguiu pôr algumas pessoas a dançar!
Espero ansiosamente para ouvir "Samba Meu" ao vivo.

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Quebrar o ciclo

No Reino Unido existem programas, patrocinados pelo Estado, destinados a reduzir os comportamentos violentos e de risco associados à parentalidade, numa perspectiva de reduzir a transmissão geracional dos mesmos e quebrar o ciclo.

Em Portugal, os programas que existem são parcos e dispõem de poucos recursos, visto que por cá ainda não há uma política estatal focalizada na prevenção dos problemas sociais, como já acontece noutras áreas, por exemplo na saúde.

O trabalho, mais uma vez, é feito por alguns (poucos) Psicólogos que acreditam na prevenção, não ganhando mais por isso envolvem-se neste tipo de projectos que têm como principal objectivo "atacar" o problema na raíz.

Eu acredito na Prevenção!


terça-feira, 20 de novembro de 2007

18 Anos depois...


A Convenção sobre os Direitos da Criança foi adoptada por unanimidade pelas Nações Unidas a 20 de Novembro de 1989.
A CDC não é apenas uma declaração de princípios gerais; quando ratificada, representa um vínculo juridíco para os Estados que a ela aderem, os quais devem adequar as normas de Direito interno às da Convenção, para a promoção e protecção eficaz dos direitos e Liberdades nela consagrados.
Este tratado internacional é um importante instrumento legal devido ao seu carácter universal e tembém pelo facto de ter sido ratificado pela quase totalidade dos Estados do mundo (192).
Apenas dois países, os Estados Unidos da América e a Somália, ainda não ratificaram a Convenção sobre os Direitos da Criança.
Portugal ratificou a Convenção em 21 de Setembro de 1990. A Convenção assenta em quatro pilares fundamentais que estão relacionados com todos os outros direitos das crianças:
A Convenção contém 54 artigos, que podem ser divididos em quatro categorias de direitos:
• os direitos à sobrevivência (ex. o direito a cuidados adequados)
• os direitos relativos ao desenvolvimento (ex. o direito à educação)
• os direitos relativos à protecção (ex. o direito de ser protegida contra a exploração)
• os direitos de participação (ex. o direito de exprimir a sua própria opinião)
Estes Direitos estão escritos e acordados há quase 20 anos, mas as imagens que se seguem mostram que, apesar dos esforços de organizações como a UNICEF, os Direitos das Crianças estão longe de ser cumpridos...

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Nova Imagem

É com satisfação que apresento aos que (ainda) me lêem o novo look deste blog.
Decidi mudar um bocadinho o conceito deste blog por duas razões: primeiro porque o anterior tinha o propósito de chamar outras mulheres a participarem activamente, coisa que não aconteceu; segundo e muito em consequência da razão anterior, este blog começou a ser mais da Claricinha do que propriamente das Mulheres...
Como tal, decidi dar-lhe um toque mais pessoal e assim posso dar asas à minha imaginação e expor temas mais abrangentes que podem não ter a ver directamente com o mundo feminino.
Espero que gostem!
Beijinhos

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Mais do que uma Voz

Mariza voltou a emocionar, voltou a acordar esta "tristeza que trago", esta forma de sentir a vida, tão portuguesa, tão nossa...
É verdadeiramente brutal a voz desta senhora e a genuinidade com que interpreta as canções. Mariza consegue inovar, trazer novos sons, sem nunca se esquecer da essência do Fado, da sua alma.
É um lugar comum, mas Mariza é sem dúvida uma artista à frente do seu tempo!