sexta-feira, 25 de maio de 2007

Dia Internacional da Criança Desaparecida

Realiza-se hoje em Lisboa a II Conferência Europeia sobre Crianças Desaparecidas e Exploradas Sexualmente, organizada pelo Instituto de Apoio à Criança, com a participação de especialistas portugueses e estrangeiros.
O Instituto de Apoio à Criança (IAC), única organização portuguesa que integra a Federação Europeia para as Crianças Desaparecidas e Exploradas Sexualmente, tem a funcionar desde Maio de 2004 uma linha verde (1410) destinada exclusivamente à denúncia de desaparecimentos.
O IAC abriu em 2006, trinta e um novos processos, dos quais apenas sete dessas crianças continuam por localizar, 61 por cento, reporta-se a fugas de menores de casa e também de instituições, seis casos enquadram-se no conceito de rapto por terceiros e quatro no de rapto parental.
55 por cento dos menores dados como desaparecidos tinham entre 11 e 15 anos de idade (17 casos) e entre 16 e 18 anos (7 casos). Na maioria dos casos (54 por cento), os menores residiam no distrito de Lisboa (16 casos), sendo que quatro desapareceram no Porto, três em Faro, dois em Setúbal e um em Viseu. (...)
Segundo dados da Comissão Europeia, em 2005, em Itália, as autoridades registaram o desaparecimento de 1.850 menores e de 1.022 na Bélgica, no Reino Unido, a polícia registou 846 casos de sequestros de crianças em 2002/2003, enquanto o número total de crianças desaparecidas por ano é calculado em cerca de 70.000.
Nos últimos 22 dias, foram dados como desaparecidos mais de mil menores no Reino Unido, a organização «National Missing Persons Helpline» garante que a «maior parte já estão em casa».
O Dia Internacional das Crianças Desaparecidas surge na sequência do rapto de uma criança de seis anos - Etan Patz - a 25 de Maio de 1979 em Nova Iorque, mas só em 1983 o presidente dos Estados Unidos declarou o dia 25 de Maio como dedicado às crianças desaparecidas.
Na Europa, foi em 2002 que este dia foi assinalado pela primeira vez pela Child Focus, uma organização europeia não governamental criada no seguimento do desaparecimento de duas meninas na Bélgica em 1998, que ficou conhecido como caso Dutroux.
Instituto de Apoio à Criança (IAC) - http://www.iacrianca.pt/

Sem comentários: